O Google lança nova versão do Co-op, com três potentes aplicações, sendo a mais relevante a de um utilizador, mais ou menos leigo, poder fácil e rapidamente criar o seu próprio motor de busca. Na realidade o que estamos a fazer é personalizar o motor de busca do Google segundo as nossas preferências, pois as pesquisas são sempre executadas com recurso ao Google Search.
Ao novo motor de busca atribuímos-lhe um nome à nossa escolha, e algumas palavras-chaves que irão ajustar melhor os resultados das pesquisas que nele serão feitas. De seguida escolhemos os sites (websites, blogues, fóruns, etc) em que queremos restringir ou dar prioridade nas nossas pesquisas. Optámos entre os resultados das pesquisas serem apenas restritos a esses sites ou a toda a Internet.
Não restam dúvidas que esta versão do Co-op, com uma operabilidade muito mais simplificada, vai trazer significativas mudanças em várias áreas.
Para verificar a funcionalidades criei então um motor de busca. Dei-lhe o nome de Academic Libraries, e optei que as pesquisas se restringissem a dez blogues dessa área. Seleccionei os seguintes blogues:
- escholarlypub.com/digitalkoans/
- librarycloud.blogspot.com/
- whitis.us/blog/
- liblogs.albany.edu/library20/
- teachinglibrarian.org/weblog/blogger.html
- distlib.blogs.com/
- meredith.wolfwater.com/wordpress/index.php
- keptup.typepad.com/
- acrlblog.org/
- jdupuis.blogspot.com/
Escolhi blogues anglo-saxónicos, mas poderia ter escolhido blogues ou websites portugueses, espanhóis, ou de qualquer outra Língua. A área/assunto do motor de busca também é passível de ser qualquer uma. Copiei para este post a caixa de pesquisas (ainda não consegui colocar neste blog os resultados, sendo estes visualizados no momento no google.com), onde se pode verificar a funcionalidade desta renovada e poderosa ferramenta do Google.
Etiquetas: Bibliotecas e o Google, Fontes de Informação, Informática Internet e Bibliotecas |